segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cuidados com o Corpo Durante a Gravidez

Cuidados com o Corpo Durante a Gravidez




Cuidados com o Corpo Durante a Gravidez 4 214x300 Cuidados com o Corpo Durante a Gravidez
O período de gravidez é o mais sublime na vida de uma mulher, ela fica radiante, mas apesar de se sentir mais bonita é necessário investir em cuidados para não ter dificuldade após o bebê nascer e ficar com problemas como estrias, varizes e celulite, isso tudo pode ainda aparecer durante o período de gravidez, pensando nisso e em também ajudar em outros aspectos como melhorar a pele, o cabelo e a alimentação durante o período de gestação, foi que elaboramos essa matéria especial que tem como tema central os cuidados com o corpo durante a gravidez. São nove meses de preparação para o bebê nascer, nesse período não só o bebê cresce, mas também as condições do corpo da mulher são alteradas para que o feto de acomode de maneira confortável.
Como o corpo da mulher passa a mudar de maneira acelerada acontece também uma mudança nos hormônios e a pele apesar de ter a aparência mais aveludada passa a se tornar também mais oleosa em alguns casos, o que aliás, também pode ocasionar cravos e espinhas. O uso de produtos para pele oleosa pode ajudar a limpar e normalizar a situação da pele existem produtos específicos para cada tipo, o ideal é optar pelos de composição para pele sensível, já que possuem formulações especiais e as gestantes estão em uma situação também especial. Assim como pode acontecer da pele se tornar mais oleosa também é possível que ela fique mais ressecada, para isso a solução é simples basta usar cremes hidratantes que também ajudarão a evitar estrias.
Cuidados com o Corpo Durante a Gravidez 2 300x234 Cuidados com o Corpo Durante a Gravidez
Mas não pense que os cuidados com o corpo na gestação são apenas esses citados acima, as estrias merecem uma atenção especial e caso a pele da mulher não apresente boa elasticidade somente o hidratante não irá evitar o aparecimento das estrias. Aliás não pense você que as estrias aparecem unicamente na barriga, elas podem surgir também nas nádegas, coxas mamas e quadril, por isso é muito importante que todas as mulheres usem cremes específicos para estrias durante todo o período gestacional e também após o nascimento da criança, pelo nos nas áreas de maior risco. Nem só o creme é responsável pelo aparecimento ou não das estrias, a alimentação desregrada pode levar a mulher a engordar mais do que 1kg por mês o que é o previsto e recomendado, assim a ele será esticada além do previsto resultado em estrias.
Cuidados com o Corpo Durante a Gravidez 1 300x199 Cuidados com o Corpo Durante a Gravidez
Concluímos então que cuidar do peso também é importante durante a gravidez assim como também ter uma alimentação saudável, afinal você não estará comendo por dois como dizem mas sim por você para se manter saudável e fornecer todos os nutriente para que o bebê nasça também com muita saúde, não basta apenas uma alimentação equilibrada para garantir que o cuidado com o corpo durante a gestação estará completo, também a gestante deve se policiar para não ingerir bebida alcoólica nem muito menos fumar. Para concluir nossos conselhos sobre como cuidar do corpo durante a gravidez temos como dica a atividade física, existem exercícios específicos para gestantes, eles fortalecem os músculos das pernas e também facilitam o bombeamento nos vasos sanguíneos.

Como Evitar Estrias na Gravidez

 
Sabe aquele ditado: é  melhor prevenir do que remediar? Para as estrias, o ditado não apenas se aplica, como é a saída. É que tratar a estria, depois que ela se formou, é caro e incômodo.  As estrias cutâneas que parecem “riscas” na pele e podem ter mais de um centímetro. Elas aparecem quando há ruptura das fibras da pele e são ocasionadas por distensão exagerada, ou devido a alterações hormonais, ou ainda por predisposição genética.
barrigona 300x248 Como Evitar Estrias na Gravidez
Durante a gravidez não se pode impedir que a barriga cresça e que a pele estique. Também não dá para controlar as alterações hormonais. As estrias costumam aparecer à medida em que se ganha , na segunda metade da gravidez.
As estrias afetam 50-90% das gestantes .A maioria das mulheres desenvolve estrias já na primeira gravidez, ainda que também haja algumas que não desenvolvam estrias antes de gravidezes posteriores.
A causa das estrias da gravidez (estrias por distensão) não é conhecida com exatidão, porém esta é relacionada com mudanças na força e elasticidade das fibras elásticas e de colágeno da pele. As estrias por distensão são associadas ao estiramento excessivo da pele, com aumento da tensão da mesma.
O jeito é prevenir e caprichar na hidratação. Usar cremes específicos para estrias o quanto antes é ação preventiva eficaz. Os cremes são capazes de agir na derme e prevenir a ruptura das fibras de colágeno.
O cigarro fica proibido duplamente: pelo bebê e para que a oxigenação na pele se mantenha.
gravida comendo1 225x300 Como Evitar Estrias na Gravidez  Se não dá para controlar o quanto a pele vai esticar, dá para saber que quanto mais se comer, maior a barriga ficará. O que não é bom nem para o bebê, nem para a mamãe e favorece o aparecimento de estrias. Engordar muito e em pouco espaço de tempo é ainda pior, porque  faz com a pele estique de repente. Isso é estria na certa. Também deve-se cuidar da qualidade do que se come. Evitar frituras, café e tomar muito líquido são atitudes que favorecem
O creme a ser utilizado deve ser seguro para o bebê. O médico pode indicar a melhor opção. Outra maneira de evitar as temíveis “listrinhas” é aliar à hidratação e o controle da dieta,  a prática de exercícios. Evitar refrigerante, frituras e doces, também auxiliam o processo.
A genética determina características importantes como a resistência e a flexibilidade da pele, e isto pode explicar porque algumas mulheres não são afetadas.
Em mulheres na primeira gestação, há aparentemente três  fatores de risco para o desenvolvimento de estrias severas: ser adolescente (pois tem peles mais frágeis e mais propensas à ruptura), grande aumento de peso (>15 kg) e peso elevado do recém-nascido.
As estrias da gravidez, que tipicamente se apresentam em mulheres jovens saudáveis, frequentemente causam baixa auto-estima. Ainda que não signifiquem um risco à saúde, elas podem ter um alto impacto psicológico na mulher e ocasionar a busca por tratamentos dolorosos e caros, na maior parte das vezes sem resultados.
Por isso prevenir é o melhor remédio. Faça exercícios, alimente-se bem, hidrate-se por dentro e por fora e viva este momento como ele merece: com prazer e a certeza de que é um momento mágico.
gravida ginastica 300x201 Como Evitar Estrias na Gravidez

Como Evitar Flacidez Na Gravidez

A flacidez na gravidez é um problema muito constante entre as mulheres gestantes, pois a gravidez quando não vem enjôos deixa a mulher faminta e faz com ela coma de mais ficando obesa na gravidez e depois que o bebe nasce vem a flacidez e o corpo da mulher fica cheio de imperfeições. Mas existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar a flacidez como:
  • a pele sempre hidratada – Passe creme duas vezes ao dia e de preferência aos cremes a base de óleo de amêndoas , uréia, semente de uva, ceramidas, e outras substancias;
  • Evitar banho quente;
  • Fazer exercícios físicos a partir do terceiro mês de gestação, mas sob supervisão de um medico especialista.

Dica importante:

A mulher que faz algum tipo de atividade física antes da gravidez tem maior facilidade para voltar ao normal depois que o bebe nasce e tem menos chance de ficar com barriga, pois a musculatura abdominal é mais fortalecida o que favorece na recuperação. A caminhada à hidroginástica e a malhação ajudam a controlar o ganho de peso e aumentam a circulação sanguínea do corpo todo. O mais importante é não deixar a flacidez se instalar no seu organismo, pois uma vez instalada fica muito difícil para reverter o caso, é preciso muita ginástica e cremes firmadores para recompor a pele flácida.

O que provoca flacidez?

A flacidez da pele aparece geralmente quando as mulheres engordam e emagrecem, aquele efeito sanfona tão conhecido e que ocorre principalmente na gravidez. Os fatores hormonais e a predisposição genética também influenciam muito no aparecimento da flacidez na gravidez, mas é possível driblar esses fatores com alguns cuidados básicos e fáceis de seguir. O estiramento que a pele sofre é tão intenso que as suas fibras de colágeno diminuem reduzindo a elasticidade e provocando a flacidez.

Sintomas de Gravidez Nas Primeiras Semanas



uma semana de gravidez1 Sintomas de Gravidez Nas Primeiras Semanas
O maior sonho das mulheres é ser mãe, poder gerar no seu ventre uma criança que a chamará de mãe. Mas a gravidez é sempre um risco que a mulher corre durante os nove meses, pois ela passa a dividir o seu corpo uma que esta se formando, na maioria das vezes a gestação ocorre normalmente, mas existem casos em que a mulher necessita ficar de repouso durante os nove meses e nesse caso é necessário muitos cuidados para que a gravidez possa até o final com êxito. Mas se ocorre normalmente a gravidez é tranqüila e sem riscos maiores. Geralmente as mulheres já sabem quando estão grávidas, pois já nas primeiras semanas de gravidez as transformações mostram os seus sintomas e a mulher começa a perceber que algo esta errado com o seu organismo.



Mudanças de comportamento

Quando a mulher engravida o seu corpo passa por diversas mudanças e não é só o corpo que muda, mas o seu psicológico também é afetado, algumas mais e outras menos, mas todas sofrem as mudanças. O seu humor muda, pois a mulher fica mais sensível e emotiva e esse quadro dura por toda a gestação, os cuidados com o corpo são muito importantes para evitar que as estrias apareçam por causa do de peso. Automaticamente a mulher sente mais necessidade de comer e se não se controlar e ingerir alimentos saudáveis ela com certeza vai engordar e ficar acima do peso o que pode prejudicar a sua gravidez. Se a mulher engordar muito durante a gestação com certeza ela vai demorar muito mais para voltar ao normal depois que o bebe nascer, por isso ter uma alimentação saudável não é só bom para a forma, mas para a saúde da gestante também.

Gravidez semana a semana 4 semana1 300x288 Sintomas de Gravidez Nas Primeiras Semanas

Sintomas da gravidez no inicio

No inicio da gravidez já na primeira semana a mulher pode perceber os sintomas, em algumas é mais acentuado e em outras nem tanto, por isso é importante ficar atento aos seguintes sintomas:
- Enjôos ao amanhecer ou a qualquer hora do dia;
- Tonturas;
- Ausência de menstruação;
- Fadiga;
- As mamas ficam mais sensíveis e inchadas.
Nem todas as mulheres tem os mesmos sintomas, algumas podem não apresentar nenhum sintoma de gravidez e só perceber que esta grávida depois de um ou dois meses com a ausência de menstruação. A gravidez é a melhor faze da vida da mulher, pois é um momento sublime em que ela esta gerando uma vida, um ser pequenino que faz parte do seu corpo e que depende dela para viver.

Cuidados na alimentação

A mulher grávida deve cuidar da sua alimentação evitar alimentos pesados e gordurosos, dar preferência para alimentos saudáveis como frutas e legumes, comer comida com pouco sal impede que a mulher tenha retenção de liquido e possa desenvolver Hipertensão Arterial. A mulher na gravidez deve fazer algum tipo de atividade física para que o seu corpo e a sua mente se mantenham saudáveis, para quem pensa que grávida não deve freqüentar academia esta muito enganada, pois quanto mais exercícios ela fizer melhor vai ser na hora do parto. Mas cuidado com os exercícios eles devem ser especiais para mulheres grávidas, a Yoga é excelente e é um exercício completo que faz a gestante e o bebe se sentirem muito bem.

gestação1 244x300 Sintomas de Gravidez Nas Primeiras Semanas




Para concluir:

Muitos sintomas poderão aparecer durante o período da gestação e cada gestante pode apresentar sintomas diferentes assim como desejo de comer alimentos estranhos, mas é normal e faz parte do período de gestação que dura em média nove meses. Não se espante se você for diferente de outras gestantes por que é normal que cada uma tenha seus sintomas mais definidos e podem se apresentar bem diferentes umas das outras. Seja uma gestante consciente com seu estado e cuide da sua alimentação para que você possa ter uma gestação tranqüila e ter o seu bebe saudável.

Ginástica Para Gestantes






Ginastica Para Grávidas 201x300 Ginástica Para Gestantes
Exercicíos físicos já é bom fazer normalmente imagine no periodo de gravidez. A mulher quando está grávida necessita de muitos cuidados e digamos cuidar da saúde e nesta fase é uma das principais . O exercício físico beneficia muito a saúde da futura mamãe saiba porque.
A futura mamãe deve ser atenta a boa alimentação, a exercícios físicos bem leves com uma hidroginástica, uma caminhada e também ao pilates, fazer yoga é um dica legal também que é uma forma sistematizada de fazer exercícios físicos que auxilia a gestante na hora de a postura com a barriga e também traz benefícios para a hora do parto.
A ginástica para grávidas tem sido uma excelente opção para quem precisa cuidar da sua saúde e manter o seu corpo forma mesmo estando em fase de gestação. Existem na atualidade diversos cursos que beneficiam as gestantes e um deles é o  curso de pilates para gestantes traz diversas vantagens para a futura mamãe entre elas está trabalhar na autoestima e garantir um corpo mais em forma.
A dica de fazer pilates na gravidez é, considerada uma prática mais para o bem da saúde do que da estética em sim, mas um está conciliado ao outro e promete deixar a mulher ainda mais bonita durante e após a gravidez. Confira agora os benefícios de fazer pilates:
As futuras mamães só podem praticar Pilates com acompanhamento profissional. Alguns exercícios ajudam e muito as mulheres que desejam fazer parto normal. O corpo fica em constante mudança quando se está grávida e isso traz uma série de desconfortos, contudo, com a ajuda do pilates, estas dores podem ser amenizadas.
O pilates fortalece os músculos, o abdômen, bumbum e trabalha nas costas. Procure uma academia e faça pilates. Sua saúde e a do seu baby agradecem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário